• cambaraecohotel

Cambará Eco Hotel inicia 2021 com nova certificação!


O Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, recebeu neste mês de janeiro o Selo Hotel Eco Responsável, concedido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Dentre os onze estabelecimentos certificados nesta edição de lançamento, o Cambará foi o único hotel a obter a certificação máxima.

Iniciar o ano de 2021 com mais este reconhecimento é muito importante diante dos desafios que o setor enfrenta. Emiliano Brugnera, gestor do Cambará Eco Hotel conta que o selo é um grande indicador que permite a melhoria contínua dos processos, baseada no relacionamento e respeito à comunidade e o meio ambiente. “Iniciarmos o ano com certificação concedida por uma entidade de tanto respeito em defesa da natureza nos deixa muito honrados. Nossa missão perante a sustentabilidade está cada vez mais reconhecida.”

Ressalta que o selo representa um trabalho contínuo que se estende por mais de uma década, buscando sempre a harmonia e respeito nos quesitos da sustentabilidade. “É um indicador importantíssimo para continuarmos seguindo com o menor impacto ambiental de nossas ações e em busca da melhoria contínua”, destaca Brugnera.

Rogério Lório, presidente do IBDN observa que os problemas ambientais que enfrentamos, estão diretamente relacionados à ausência de estratégias e políticas públicas, em prol da conscientização e da mudança de atitude. E o selo, busca mudanças nesses cenário. “Para ser certificado o meio de hospedagem precisa mergulhar no programa, envolvendo todos os colaboradores e, também, orientando e incentivando os hóspedes às práticas de sustentabilidade. A ideia central é ampliar e disseminar a cultura dessas práticas para o máximo de pessoas possíveis. O selo Hotel Eco Responsável garante reconhecimento para que os meios de hospedagens possam reduzir ao máximo seus impactos ambientais, levando conhecimento técnico, ferramentas e metodologias assertivas para que sigam o caminho da sustentabilidade. Os estabelecimentos são avaliados em seis segmentos. São eles: educação ambiental, uso responsável de energia elétrica, consumo consciente de água, descarte correto dos resíduos sólidos, política ambiental e estratégias para redução da emissão de Carbono. “O Cambará é excelência em todos os temas. Arrisco a dizer que é o melhor no Brasil no desenvolvimento das ações voltadas ao meio ambiente”, avalia Fábio Abramson Júnior, um dos idealizados do selo e membro da IBDN.

Abramson explica que o objetivo do selo é dar caminhos e soluções para que os empreendimentos sustentáveis se tornem cada vez mais voltado para as questões ambientais. “O selo não é uma premiação. É uma cerificação. O movimento importante que gera é no sentido de que, o estabelecimento que não tem ou tem poucas ações voltadas ao meio ambiente, cresça neste sentido. E aqueles que já possuem, alcancem patamares próximos da excelência. Tudo isso gera um impacto muito positivo na natureza.”


95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo