• cambaraecohotel

Cambará Eco Hotel completa dez anos


Ações voltadas ao meio ambiente consolidaram o hotel entre os melhores do Brasil para turismo sustentável

O Cambará Eco Hotel completa dez anos consolidado entre os melhores hotéis de turismo sustentável do Brasil. Localizado em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o hotel proporciona aos hospedes experiências inesquecíveis, tendo como base, o cuidado com o meio ambiente e o compromisso com o desenvolvimento turístico consciente. Para marcar a data, a revitalização de ambientes e a implantação de novos projetos são algumas das novidades programadas para 2020.

Ao longo destes dez anos a gestão sustentável organizada contribuiu para o recebimento de prêmios e reconhecimentos, dentre eles, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade na Hotelaria e o prêmio Top Brasil de Sustentabilidade. O empreendimento foi certificado como empresa B, certificação concedida para empresas que unem o lucro à preocupação com o bem-estar da população e do meio ambiente. O Cambará Eco Hotel também está fortemente envolvido em questões mundiais de proteção ao meio ambiente, sendo uma das 533 empresas B do mundo comprometidas com a redução de Carbono até o ano de 2030.

Tudo no hotel é feito consciente, de forma a torná-lo parte do eco sistema e não um agressor do ambiente ao qual está inserido. A água da chuva é direcionada para utilização nos banheiros, para limpeza em geral e para regar hortas e jardins. Com estas ações houve uma redução de 25% no consumo de água. A instalação de placas fotovoltaicas, além de tornar o empreendimento 100% sustentável com a produção de energia elétrica a partir da energia solar, já reduziu cerca de 25 toneladas de CO2 da atmosfera desde a sua implantação, também contribuiu para a produção de energia limpa para comunidade, já que a energia excedente é direcionada para a rede local.

Os produtos utilizados nas refeições são produzidos na região, valorizando e fortalecendo o desenvolvimento econômico local. Algumas frutas e hortaliças são plantadas na própria área do hotel.  Depois dos insumos serem aproveitados ao máximo em receitas saudáveis e nutritivas, o que sobra vai para compostagem, para ser reutilizado como adubo. Dos colaboradores, 88% são de locais, incluindo dois imigrantes senegaleses. A administração investe em treinamento e capacitação de moradores da região.

Administração consciente


Emiliano Brugnera, gestor do hotel, comemora o sucesso desses dez anos de atuação e o constante crescimento do empreendimento. Destaca que o projeto do Cambará Eco Hotel visa colaborar com o desenvolvimento do turismo na região, por meio de uma gestão sustentável baseada na ABNT NBR 15401, regulamentação específica para empreendimentos turísticos sustentáveis. “Enfatizamos a preservação, manutenção e recuperação do meio ambiente, além do bem-estar da comunidade local”, diz. Segundo Brugnera, nestes dez anos a gestão sustentável dos processos, possibilitou a leitura e o controle com indicadores que proporcionam uma visão sistêmica da empresa, impactando na redução de custos e no aumento do faturamento. “Esta é uma das formas mais inovadoras de gestão, pois promove o compromisso com a sustentabilidade, o planejamento e o crescimento sólido da empresa, com ganhos constantes e de maneira respeitosa com os recursos naturais e humanos.”


16 visualizações