• cambaraecohotel

Cambará Eco Hotel é Empresa Carbono Neutro


Inventário divulgado recentemente mostra que o empreendimento chegou ao nível máximo de redução da emissão de carbono na atmosfera.

Neste 22 de abril, o Dia da Terra, o Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul – RS, se destaca como um exemplo de empresa comprometida com o meio ambiente. Desde sua fundação, em 2009, o hotel atua com processos que visam a neutralização do Carbono, transformando-o em um empreendimento Carbono Neutro desde a sua fundação. Ao longo dos anos a empresa vem plantando voluntariamente árvores nativas, recuperando e preservando áreas de interesse ecológico existente na própria propriedade.

Espécies nativas como a Cambará, Bracatinga, Araucárias e Ervateiras foram alguns exemplares plantados, e que hoje ajudam a compor o belíssimo ecossistema ao entorno do hotel.

Outras ações, como a produção de energia limpa 100% gerada por placas solares; gestão dos mananciais hídricos com nascentes lacradas para captação de água; equipamentos hidráulicos utilizados de baixo fluxo de água, com redutores, captação de água da chuva para lavanderia, sanitários, jardinagem, contribuíram para o excelente resultado.

Devido as diversas ações implementadas ao longo dos anos, hoje o Cambará Eco Hotel é 100% sustentável e é um dos poucos empreendimentos brasileiros com esta classificação.

Em seu inventário de emissões de gases do efeito estufa, divulgado recentemente, o hotel confirmou seu compromisso, chegando a índices máximos de redução, neutralizando suas atividades e o deslocamento de seus colaboradores.

“Já realizávamos o plantio de árvores antes da construção do hotel, o que nos possibilitou um saldo positivo de 2007 árvores, podendo neutralizar mais 5.6 anos de atividades do hotel, além de ter a média de uma árvore plantada a cada dez hóspedes”, orgulha-se o gestor do Cambará Eco Hotel, Emiliano Brugnera.


Compromisso para 2030 “Net Zero” já é realidade

Em 2019 o Cambará Eco Hotel, reafirmou seu compromisso em reduzir a emissão de Carbono. Na ocasião, junto com outras 533 Empresas B do mundo, o hotel se comprometeu publicamente em acelerar este processo até 2030, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP25, que aconteceu em Madri, na Espanha.

"Após a realização do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), aferido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), a surpresa foi tanta que evidenciou a neutralidade desde 2009, ano de sua fundação", comemora o gestor.



O que é uma empresa Carbono Neutro

É uma empresa comprometida em minimizar seus impactos ambientais através de ações como, por exemplo, o plantio de árvores e a produção de energia limpa. Desta forma, empresas como o Cambará Eco Hotel, contribuem para desacelerar o aquecimento global e preservar o meio ambiente onde estão inseridos.

72 visualizações0 comentário